Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Polygala patens J.F.B.Pastore & Marques EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 23-01-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Raquel

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Endêmica do Brasil, com ocorrência exclusiva no estado de Goiás, na região da Chapada dos Veadeiros, restrita ao município de Cavalcante (Pastore et al., 2013). Descrita recentemente no ano de 2009, com base nos registros de coletas que indicam a presença de apenas duas subpopulações separadas por aproximadamente 17 Km (Pastore & Marques 2009). Ervas, vistosas, e de fácil reconhecimento em campo, ocorre em Campos Rupestres sobre solos arenosos (Pastore & Marques, 2009; Pastore et al., 2013). Apresenta EOO de 521 km², AOO estimado em 8 km² e está sujeita a menos de cinco situação de ameaça de acordo com as localidades de ocorrência. A alta frequência de incêndios e a expansão das atividades agrícolas são ameaças (Lara et al., 2007) que implicam em declínio contínuo de EOO, AOO e qualidade de hábitat. Considerando as poucas subpopulações conhecidas e a ausência de registros em Unidade de Conservação, suspeita-se que a espécie possa atingir uma categoria de maior risco de extinção em futuro próximo, caso não sejam aplicadas efetivas ações de proteção à espécie e de controle das ameaças incidentes.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Senega patens (J.F.B.Pastore & Marques) J.F.B.Pastore;

Família: Polygalaceae

Sinônimos:

  • > Polygala patens ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Referências

- Lara, D. X.; Fiedler, N. C.; Medeiros, M. B de. 2007. Uso do fogo em propriedades rurais do cerrado em Cavalcante, GO. Ciência Florestal, 17 (1): 9-15.

- Pastore, J.F.; Ludtke, R.; Ferreira, D.M.C. 2013. Polygalaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB127260>

- Pastore, J. F. B. & Marques, M. C. M. 2009. Duas novas espécies de Polygala (Polygalaceae) da região da Chapada dos Veadeiros, GO, Brasil. Acta Bot. Bras., 23 (2): 446-450.

Como citar

CNCFlora. Polygala patens in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Polygala patens>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/03/2015 - 16:12:55